A organização do espaço geográfico através de redes eliminou a necessidade de fixar as atividades econômicas num determinado lugar. Isso vale para grande número de serviços, que podem ser prestados a partir de qualquer lugar do mundo para qualquer outro, bastando que esses locais estejam conectados. O centro financeiro e administrativo das empresas, bem como os processos de desenvolvimento de novas tecnologias (aplicadas ao desenvolvimento de novos produtos e ao aperfeiçoamento de mercadorias já existentes), estão sediados nos países de origem. De lá , elas transferem a produção , ou parte dela , para outros países. Em relação ao setor industrial , a produção pode estar dividida em várias etapas , cada uma delas localizada em diferentes lugares. Um ou mais países fabrica partes do produto, outros fazem a montagem e a multinacional , a partir da sua sede , promove a distribuição no mercado mundial, faz a publicidade e difunde sua marca. Nesse contexto , em que a produção e a distribuição de mercadorias se estruturam em redes , é possível , por exemplo, comprar uma bola de futebol com a marca de uma empresa alemã produzida num fábrica do Paquistão (onde a mão-de-obra é muito barata) , e importada para o Brasil por uma empresa norte-americana. Ao implantarem sistemas de produção que interligam países, as empresas multinacionais buscam aumentar o lucro . Assim , se ocorrerem melhorias nas condições de vida dos trabalhadores do Paquistão e a mão-de-obra , por exemplo, tornar-se por isso mais cara , a empresa fabricante de bolas de futebol procurará instalar sua unidade produtiva em outro país, onde a mão-de-obra seja mais barata. As bolsas de valores , os bancos e as grandes corretoras de todo o mundo estão interligados por um sistema de rede de computadores . Graças ao qual os negócios passaram a ser realizados 24 horas por dia. Outra modalidade de funcionamento das redes no âmbito das corporações multinacionais é a aliança, formada por um grupo de empresas cujas atividades produtivas se complementam. Nessa modalidade de rede , as empresas podem ter origem e localização diferentes e fornecem matérias primas , peças , equipamentos e serviços entre si. Normalmente o preço cobrado no interior de uma rede de alianças é menor que o praticado nas transações com outras empresas , que não fazem parte da rede.