Buscar

Oriente Médio


Como se viu, após a Primeira Grande Guerra , o oriente médio , antes pertencente aos otomanos , foi dividido em áreas de influência entre a França e a Inglaterra. A região se tornou uma das principais fornecedoras de petróleo do planeta sendo , por isso , alvo dos  interesses das grandes potências mundiais. Essa situação gerou certa instabilidade . Contudo, a principal fonte de agitação foi a criação do Estado de Israel , na Palestina, em 1948. Desde o século XIX, o movimento sionista visava á criação do Estado de Israel , para acabar com as perseguições que se realizavam em toda a Europa , especialmente , no leste. Nos anos 1930 , com o aumento do antissemitismo na Europa , principalmente após a  ascensão do nazismo , intensificou-se a imigração  de judeus para a Palestina. Com o aval da Inglaterra , a região foi ocupada , desconsiderando-se a presença dos árabes palestinos , que , há centenas de anos, habitavam o território. Em 1948, após o holocausto judeu , promovido pelos nazistas , a Palestina foi dividida em dois Estados independentes : O da Palestina e o de Israel . Os palestinos , bem  como os Estados árabes vizinhos, todavia, não reconheceram a existência de Israel . Era o início dos conflitos na região. Assim , a primeira guerra árabe-israelense ocorreu já em 1949. Com a vitória de Israel , o Estado árabe -palestino desapareceu e suas terras foram ocupadas por forças israelenses , egípcias e jordanianas.
Os palestinos que ali viviam se tornaram refugiados e se espalharam pelos países árabes vizinhos. Os que permaneceram no Estado de Israel passaram a ser tratados como cidadãos de segunda classe. Construindo um Estado maior que o previsto , Israel logo se transformou na principal potência militar da região , e mais tarde , adquiriu armas nucleares, aumentando o ressentimento dos palestinos e demais Estados árabes. A resistência palestinas começou a se organizar nos anos 1950, quando surgiram organizações guerrilheiras. Um desses grupos , a Al Fatah , liderado durante muito tempo por Yasser Arafat (1929-2004), tinha como objetivos a destruição de Israel e a criação de um Estado palestino. Em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias, o Egito , a Síria e a Jordânia enfrentaram Israel , que com a ajuda dos Estados Unidos , saiu vitorioso e anexou a Península do Sinai, a Faixa de Gaza , a Cisjordânia  e as Colinas de Golã ao seu território. Com isso , o número de refugiados palestinos cresceu ainda mais. Com isso, o número de refugiados palestinos cresceu ainda mais. Com o aumento das tensões , surgiu a Organização para a Libertação d Palestina (OLP) , com o apoio dos países árabes que tentavam disciplinar a atividade dos palestinos . No entanto, os grupos radicais , como a Al Fatah , assumiram a liderança da Organização. Em 1973, para recuperar os territórios perdidos na Guerra dos Seis Dias, o Egito e a Síria atacaram Israel na Guerra do Yom Kippur (Dia do Perdão , para os judeus). Com o apoio  incondicional dos Estados Unidos , Israel conseguiu contra-atacar e , mais uma vez, impor uma derrota aos países árabes. Entretanto , as tensões na região do Oriente Médio  não se resumiram aos conflitos entre palestinos e israelenses. Em 1956, o presidente do Egito, Abdel Nasser (1918-1970), nacionalista e defensor -, decretou a nacionalização do Canal de Suez, administrado até então por um consórcio franco-britânico . Com isso, a França, a Inglaterra e Israel organizaram-se para combater o Egito.
A intervenção da URSS e dos EUA, porém, garantiu uma solução negociada para a disputa : o canal permaneceu nacionalizado , mas todos poderiam utilizá-lo. Mais tarde , em 1960 , foi criada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo , uma espécie de cartel cujo objetivo era fortalecer os produtores contra s pressões das grandes empresas compradoras . Com a ascensão da Opep, surgiram os Estados multimilionários , governados por xeques ou sultões. Em 1973, com a notícia de que  , durante a Guerra, Israel havia recebido combustível dos EUA a preços muito baixos , os países árabes elevaram substancialmente o valor do petróleo.  Como se viu , a primeira crise do petróleo gerou uma grande instabilidade econômica em todos os países importadores do produto árabe. Por outro lado, a instabilidade e as disputas políticas e econômicas entre as grandes potências abriram caminho para o aumento do fundamentalismo religioso em alguns países do Oriente Médio , como o Islã.   Na mesma época, no Iraque , o ditador sunita Saddam Hussein (1937-2006) havia assumindo o poder. Com interesses territoriais e de liderança  no mundo árabe , atacou os iranianos em 1980 , deflagrando uma das mais longas guerras do Oriente Médio. Interessados na desestabilização do governo islâmico de Teerã, os Estados Unidos , a Arábia Saudita e a União Soviética financiaram e forneceram armamentos ao Saddam . N aguerra entre o Irã e o Iraque , cerca de 800 mil pessoas morreram . O conflito chegou  ao fim em 1988, com a intervenção da ONU. Nenhum dos lados pode ser considerado vencedor. Mesmo após o fim da Guerra Fria , o fundamentalismo , o interesse das grandes potências e o conflito palestino-israelense continuam trazendo instabilidade ao Oriente Médio.