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Um Espaço Social e Político Da Burguesia


Como foi visto, as cidades prosperavam , a vida urbana se intensificava . As novas relações sociais não cabiam mais nas estreitas normas e valores medievais; A burguesia abria caminho  para a aceitação da iniciativa individual . do enriquecimento obtido pelo trabalho, do poder conquistado pelo dinheiro. O individualismo vai se afirmando como valor social, refletindo as novas aspirações burguesas e traduzindo ,  de um ponto de vista prático , as novas concepções antropocêntricas sobre a vida. As relações de poder também se modificavam . E no pensamento de Maquiavel, a ultrapassada visão teocêntrica sobre a estrutura de poder do mundo medieval , que assegurava o comando universal do Papa sobre todos os homens e o comando político pulverizado nas mãos de incontáveis senhores feudais, essa estrutura caduca, enfim, será duramente combatida por uma reformulação filosófica secular, que subordinava a religião aos interesse do Estado . Na obra "O Príncipe", Maquiavel brindou o rei e vaiou o Papa. Para a Igreja , tudo isso deveria parecer muito maquiavélico. Ousadia mesmo foi Michelângelo recusa-se a esconder os nus que ele mesmo havia pintado no teto da Capela Sistina. Michelângelo talvez até tenha hesitado muito antes de decidir , pois nessa época já vivia sem a proteção dos mecenas , numa miséria desgraçada... mas o fato é que preferiu manter o nu, manter intocada a imagem humana reproduzida com esplendor e beleza . E , principalmente, sem hipocrisia. Aliás , nas artes plásticas , mesmo quando o tema era religioso e o artista censurado , o espírito renascentistas se revelava na utilização de novas técnicas , no uso da perspectiva, no contraste  claro/escuro e no brilho das novas tintas a óleo , nas formas leves e marcantes que se contrapunham no sombrio e deformado das obras medievais. Acontece que, durante a Idade Média, as artes plásticas eram esvaziadas de sentido estético , pois funcionavam apenas como uma ponte para o mundo espiritual. Eram , portanto, objetos destituídos de valor próprio. Ao contrário , as artes plásticas renascentistas refletiam a realidade concreta de um mundo em transformação , onde o ato de desvendá-lo exigia criatividade, investigação , pesquisa , valorização de conteúdo e forma- logo , estética , fazendo com que as obras de arte passassem a ter um valor próprio , a representar um fim em si mesmas. Por isso, é revolucionário o sorriso da "Mona Lisa", de Da Vinci. Portanto, A arte , a filosofia, a ciência e a literatura foram exigidos pelas transformações do período. E a resposta foi brilhante.