Buscar

Nota Pública do Allan dos Santos | Jornalista Patriota

 NOTA PÚBLICA


O Instituto Brasil pela Liberdade vem manifestar seu total apoio ao jornalista e empresário brasileiro ALLAN LOPES DOS SANTOS contra a tirania que vem sofrendo, Allan é jornalista e possui o registro no Brasil com o código: MTBE - 13230/DF, também é membro da Society of Professional Journalists – 10013775 nos EUA e da International Association of Press Protographers: IAPP – 39875.

O jornalista é vítima do maior ataque contra a liberdade imprensa e de expressão da história brasileira, não há nenhum episódio histórico no Brasil que se assemelhe ao tamanho das aberrações que estamos presenciando, nem na ditadura do fascista de Getúlio Vargas (1930-1945) e muito menos no chamado período militar (1964-1985) houve tamanho ato de perseguição a uma pessoa pelo simples ato de expressar suas opiniões e de realizar trabalho jornalístico.

Allan tem um mandado de prisão no Brasil e um pedido de extradição por “crime de opinião” - este, existente apenas em regimes ditatoriais em países como: Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, China e na antiga URSS e agora, infelizmente, no Brasil. Além disso, o jornalista teve as contas bancárias de sua empresa jornalística bloqueadas de ofício pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, tal ação, totalmente inconstitucional, fez com que a empresa tivesse que ser fechada e demitir mais de 50 funcionários da noite para o dia, ou seja, a empresa foi falida por uma ordem judicial, o objetivo é claro, impedir o jornalista e sua empresa de exercer seus direitos fundamentais de liberdade expressão e de imprensa, que são garantidos pela carta magna brasileira em seu Art. 5ª e em seu Art. 220ª, que neste caso, segue sendo rasgados pelo ministro Alexandre de Moraes e infelizmente por toda a suprema corte brasileira.

Hoje, sem dúvidas, o jornalista Allan Lopes dos Santos é um exilado político por fazer jornalismo com base em fontes primárias e por exercer o seu direito de liberdade de expressão. Nestes tempos sombrios clamamos ao povo brasileiro que não aceitem calados este estado de coisas, é inadmissível que percamos a liberdade de expressão e de imprensa, é lamentável que membros do poder legislativo e do executivo nacional se mantenham inertes diante de clara violação de direitos humanos.

Desde já, manifestamos nossa solidariedade ao jornalista e sua família, que sofrem perseguição de um tirano que hoje ocupa uma das cadeiras da suprema corte brasileira, envergonha o Brasil, mancha a nossa história com este episódio deplorável de perseguição e ataques diretos a liberdade de imprensa e de expressão do povo brasileiro.

Brasil, sexta-feira, 29 de Outubro de 2021.


- Allan dos Santos